terça-feira, 31 de maio de 2011

Açaí e a mortalidade infantil

É óbvio que toda a gente sabe o que é o açaí. Mas eu desconhecia este fruto até hoje, e de facto valeu-me de muito ficar a conhecê-lo porque aposto que é um fruto que nunca em toda a minha vida irei provar. Porém, o que me despoletou a atenção não foi o fruto em si, mas a magnífica e coerente história por detrás dele e que levou à sua descoberta e baptismo:

"Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.
Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando - a . Porém misteriosamente sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.

Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de açaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças."


... ... ... até fiquei com um dejecto proveniente do olho pendente na bochecha. Leva-me a crer que quem inventa lendas não tem mais nada que fazer e junta todo um conjunto de acontecimentos bastante idiotas numa só narração. Portanto, no fundo o açaí foi descoberto porque tiveram de matar todos aqueles que saíam do orgão reprodutor das mulheres. Faz sentido. Mas muito mais sentido faz quando a solução da escassez de alimentos é essa mesmo: não, não é procurar mais alimento, é cortar o problema pela raiz, ceifando os putos que acabam de nascer.
Realmente era a solução para todos os problemas existentes no mundo, acaba-se com as pessoas e fica tudo resolvido. Pelos vistos, a escassez de alimento provocou na tribo um acidente mental geral, em que todos ficaram a espumar violentamente da boca e a degolar todos os indivíduos recém chegados ao planeta. Enfim, não vou questionar mais esta estratégia governativa, pelo menos cumpriu o que prometeu.
E assim o problema estava resolvido e todas as mães estavam satisfeitas, até que chegou a vez da filha do líder ver o próprio filho ser degolado. Ficou triste. Não percebo porquê, as outras mães lidaram com a situação de uma maneira perfeitamente exemplar, só esta ovelha negra da tribo é que começa a refilar porque lhe assassinaram o filho com o fim de enfardar mais javali ao jantar. É incompreensível. E a juntar ao acidente mental que a tribo toda já tinha sofrido, a filha do cacique ficou com mais uma perturbação mental e começou falar com um indivíduo de nome bastante estranho (Tupã) e a ter ilusões, vendo a sua filha já morta, e abraçando-a. Surpreendentemente, a filha desapareceu e a mulher percebeu que o seu estado mental era demasiado grave para continuar a viver sem xanax, então optou por um suicídio sem muito sofrimento físico. Chorou tanto que os canais lacrimais entupiram e comprimiram-lhe tanto os olhos que rebentaram na sua face já com baba seca e ranho de cor pouco saudável. Como estes últimos lhe entupiam o resto da canalização, acabou por falecer por asfixia.
Como ninguém deu pela falta dela nesse dia inteiro nem ninguém da solidária tribo a ouviu chorar soltando uivos de elevada amplitude, só no dia seguinte é que se aperceberam que possuíam um corpo inanimado numa palmeira lá perto. A falecida mexera-se tanto na esperança de remover os dejectos que lhe obstruíam os canais respiratórios, que acabou por ficar com os lábios rasgados e por mero acaso formaram um sorriso, bem com a direcção da sua cabeça, que terminou a olhar para cima na esperança de escoar tudo para o seu organismo. Devido ao elevado QI da tribo, todos julgaram tratar-se de um sinal do seu Deus e concluíram que era com o que estava em cima da árvore que eles se deviam alimentar.

Facto curioso: a árvore sempre lá esteve. O que eu acho é que o chefe da tribo já estava extremamente aborrecido de ser sempre ele a caçar e a subir às árvores e buscar frutos, até porque é cansativo e causa SIDA porque nunca se sabe o que andou a roçar por aquelas árvores, e portanto decidiu enveredar por um caminho de first person shooter. Não o censuro de maneira alguma, uma vez que sei o quão divertido é jogar estes jogos.

E a partir desse dia, o cansaço do líder desvaneceu-se e compraram desinfectante para as árvores e assim pôde trepá-las de novo e alimentar a sua população.

1 comentário:

  1. Se eu nao soubesse diria que o senhor inventou esta historia...

    ResponderEliminar