quarta-feira, 28 de julho de 2010

Usem os piscas fáxabor

É verdade, os piscas são um bem extremamente essencial a todo o automobilista e peão que se encontrem na via pública ou em qualquer outro local que também dê jeito. Para algum fim estes senhores piscas foram inventados, mas mesmo assim, há quem não use. Mesmo sabendo que pode pôr em causa a vida de muitos cidadãos, continuam a não usufruir das belas luzes cintilantes que possuem nos seus carros. Eu diria que até é engraçado, ver luzinhas a piscar nos carrinhos, e muita gente também pensa o mesmo, porém, a mentalidade em Portugal ainda tem de evoluir muito em termos de piscas. É que é mesmo perigoso, podem não achar, mas é. E responde um indivíduo chico-esperto:
- Eia que granda estúpido! Os piscas não servem pa nada!! Então se eu quero virar à esquerda, viro à esquerda!! Não é preciso meter um pisca à esquerda só para eu me lembrar que é mesmo à esquerda que tenho de virar!! Pensas que agora andamos todos com alzheimer ou quê pá?!
Então imaginemos a seguinte situação, que bem revela o transtorno que a não utilização dos piscas pode causar:

Vou atravessar uma estrada numa passadeira, e essa estrada, mesmo antes da passadeira possui uma curva à direita, ou seja, há aqueles que vão em frente e que realmente me podem causar o falecimento derivado de uma conduta imprópria na condução, não respeitando a zebra, e há aqueles que podem simplesmente virar à direita antes de sequer me conseguirem mandar para o hospital. Ora, se o indivíduo que vai curvar à direita meter o pisca, eu ainda consigo visualizar e atiro-me para a passadeira sabendo que aquele carro não me pode fazer mal. Agora, se não meter o pisca, eu fico hesitante e espero até perceber realmente se vai em frente ou vai virar. Tenho de esperar pela redução de velocidade, mas não só! Porque pode ser daqueles só para enganar, que reduz a velocidade e depois acelera só para meter medo aos peões! Tenho mesmo de esperar que as rodas chiem em sinal de que estão a raspar no alcatrão mal assente e, por consequência, a virar. Ora isto é ridículo e escusado, perco aqui 2/3 segundos do meu tempo só para me aperceber da situação e me fazer à estrada. E claro que não é só isto, porque a situação me afecta visivelmente, e ainda sou capaz de ficar a praguejar um pouco enquanto atravesso a via, olhando para o carro que me causou o transtorno, e andando mais devagar por isso. Portanto no total, perco 3/4 segundos a atravessar.

Depois, a caminho de casa, ainda vou a pensar no assunto e a pensar em impropérios, olhando em redor à caça de outro que não utilize piscas, e por consequência, a andar mais lentamente. Perde-se aqui, à vontade, 10 segundos. De seguida, chego a casa, e, em vez de ir logo fazer o que tenho a fazer, fico às voltas no quarto dizendo como aquele condutor era mau, e confessando ao meu cão que realmente andam indivíduos por aí que são autênticas bestas. 2/3 minutos são perdidos aqui. Tento prosseguir com a minha vida normal, ligando o computador e tal. Contudo, ao invés de fazer o que tinha a fazer, vou pesquisar se aquele modelo de carro que o parvo estava a usar tem piscas ou não, só mesmo para concluir que tem, e que não são extras, e afirmar de novo que: “Há com cada besta hein!”.
 Como a pesquisa é muito intensa, 5 minutos são despendidos. Como já é quase uma da tarde, levanto-me e ligo a televisão, só para ver o telejornal da uma todo, a ver se passam alguma notícia do escândalo de que acabo de ser vítima. E vejo-o mesmo inteiro, para não perder nada. Só nisto perco 1 hora e adio o almoço, que ainda me vai fazer perder 20/30 minutos ou até 40 porque enquanto estou a comer faço zapping na tv da cozinha para investigar se realmente está a dar algum programa sobre parvos que não façam piscas. Com isto, já bastante tarde, e como a minha frustração é grande, o dia não corre nada do que tinha planeado e nem saio de casa, perdendo mais umas 3 horas em frente ao computador a ouvir música e a jogar joguinhos, utilizando ali apenas uns 20 minutos para fazer algo útil. À hora tardia do lanche, lancho mesmo um lanche de jeito, coisa que não costumo efectuar mandando assim mais uns 5/10 minutos à fava.

Pouco tempo depois já são quase 20 e dá o telejornal da noite, que aproveito para ver só para ver se dá alguma notícia sobre o escândalo que vivenciei de manhã, uma vez que no telejornal da uma talvez não desse tempo para fazer uma reportagem decente sobre a situação. O telejornal acaba e nem uma notícia sobre o assunto, mais 1 hora desperdiçada e um adiamento do jantar, que vai demorar 2 horas a preparar e a comer visto que não há comida em casa porque não fiz nada durante o dia, inclusivamente não ir ao supermercado. Portanto vou ao supermercado comprar o jantar, e posteriormente prepará-lo e comê-lo. No final, já é meio tarde, apesar de me deitar todos os dias muito mais tarde, deito-me 3/4 horas mais cedo tal é a frustração que me foi causada.
E portanto, 10/11 horas da vida de uma pessoa são completamente desperdiçadas por causa dos piscas, não contando com os restantes dias em que em me vou lembrar da situação e vou perder ali uns 5/10 minutos a insultar e pensar na chatice que foi. Não é brincadeira meus amigos, usem os piscas pá!

Sem comentários:

Enviar um comentário